O Amantikir é um local que exibe belíssimos jardins com cenários que encantam o público. Comuns nos Estados Unidos e Europa, os jardins para contemplação reúnem a arte da jardinagem com uma programação cultural.
Amantikir é o termo indígena que originou a palavra Mantiqueira e significa Serra que Chora. Dessa forma, o parque faz uma homenagem ao valores da região serrana e sua exuberante natureza.
Cerca de 700 espécies
Aberto desde de 2007, o Amantikir possui 700 espécies de plantas ao longo de 60.000 m². Os jardins são divididos com base nas três regiões da Serra:
- Mantiqueira Paulista, com jardins representativos de vários países, em harmonia com a região mais cosmopolita e “europeia”.
- Mantiqueira Fluminense, mais nórdica e preservacionista, será representada no parque apenas por florestas e bosques.
- Mantiqueira Mineira, genuína e tradicional, será representada por jardins brasileiros característicos da faixa habitada originalmente pela Nação Tupi.
O maravilhoso projeto está localizado em uma região privilegiada pela natureza, e além da diversidade de cores e formas de vida, o empreendimento oferece uma belíssima visão da serra.
O contato com esta infinidade de plantas transmite uma sensação de tranqüilidade e sossego. Em meio às lindas paisagens, algumas agradáveis surpresas empolgam a visita ao parque.
Um dos destaques é o labirinto feito de arbustos, onde ao entrar, o visitante tem por alguns minutos, a sensação do desafio a ser superado, ao encontrar a saída.
Outra simbologia presente no Amantikir é o Labirinto de Grama, que representa o caminho tortuoso que devemos traçar para crescer interiormente, o local é geralmente usado para meditação e reflexão.
Existe ainda uma pequena fonte d’água cheia de peixes, seu formato faz uma representação dos conceitos de razão e emoção, duas grandes variáveis da humanidade.
Eventos culturais como Tai Chi Chuan, exposição e aulas de artes plásticas formam o apelo cultural do parque, somando à diversidade da natureza, algumas atividades culturais, num ambiente de reflexão e paz interior.
Entre Araucárias e Manacás da Serra, inúmeras plantas inglesas, americanas e de todo o mundo vivem em harmonia com diversos tipos de pássaros e borboletas. A natureza se completa no local onde os “jardins falam”, estabelecendo a comunicação do homem com seu meio natural.
Eventos esporádicos, como apresentações musicais e de danças acontecem eventualmente nos jardins do Amantikir. Confira!
Lenda de Amantikir
A lenda conta a história da linda Princesa de uma tribo do povo Tupi, que se apaixonou pelo Sol. Encantado pela beleza da moça, o guerreiro de cocar de fogo permanecia com suas luzes sobre ela. E como não se deitava não havia noite e a Lua mal aparecia, provocando um interminável dia. Os pastos se incendiavam, não havia sono e nem sonhos.
A Lua sentindo que perdera seu amor, o Sol, para uma mulher, foi contar a Tupã, que com indignação mandou que se levantasse a mais alta montanha. Ali ficaria confinada a princesa, fora do alcance do Sol. Este sangrou tardes vermelhas e tentou afogar-se no mar.
A princesa chorou rios, minas, nascentes e mananciais de lágrimas. Seu povo então chamou a linda princesa de Amantikir ou Mantiqueira, que significa Serra que Chora.
Entrada
Ingressos: 60,00 – Inteira / 30,00 – Meia
Visitantes que acessam o parque usando os táxis, trenzinhos e Vans de Campos do Jordão pagam meia.
Jordanenses pagam R$20,00
Cortesia: Crianças até 5 anos / Idosos acima de 80 anos (Sendo no máximo 2 pessoas por núcleo familiar)
Horário de Funcionamento
Diariamente das 9 às 16 horas.
Mais informações
(12) 99634 6784
Endereço
R. Simplício Ribeiro de Toledo Neto, 2200 – Gavião Gonzaga
Como chegar
Saindo da vila Capivari no sentido Vila Abernéssia. Passe pelo centro comercial, entre à esquerda cruzando a Estrada de Ferro sentido Hotel Toriba. Após passar pelo hotel, permaneça à direita na estrada de asfalto. Após 300 metros cruze novamente a estrada de ferro. Siga em frente e cruze a estrada de ferro pela terceira vez, a entrada do Amantikir fica à 500 metros do lado direito.